sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cruzadinhas Plural




Cruzadinhas e atividades para trabalhar singular e plural.
Créditos: http://professoraanapaula.blogspot.com

Joguinho da família

Jogo da Família


Acabei de criar esse joguinho para fixar os componentes da família. Para até 3 jogadores.
  • Colorir e recortar os cartões;
  • Colocar de um lado as pistas empilhadas e viradas para baixo;
  • Do outro lado as fichas dos familiares deverão ser espalhadas viradas para baixo;
  • Um jogador tira uma pista e lê em voz alta;
  • Depois tem uma chance para procurar o familiar correspondente a sua pista;
  • Os outros fazem o mesmo.
  • Assim que achar o familiar o jogador poderá pegar outra pista.
  • O jogador que formar mais pares é o vencedor.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto Pedagógico do 3° Bimestre

Este bimestre vai ser permeado por tudo que criança gosta. Olha só nosso projeto.


ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZA

2ª Ano de escolaridade Turma: A Professora: Lizziane

PROJETO ALMANAQUE PARA CRIANÇAS

TEMA: Almanaque de coisas que as crianças gostam.


JUSTIFICATIVA: Devido ao grande interesse demonstrado pela turma por jogos, músicas e brincadeiras realizadas no decorrer do ano propõem - se o projeto de reuni-las em um almanaque com diversidade de textos escolhidos pela turma.


DURAÇÃO: 2 meses (que poderá se estender de acordo com interesse dos alunos).


DETONADOR: Poesia “A caixa amarela”


Após explorar o texto, usar como recurso uma caixa amarela onde os alunos deverão tentar descobrir o que tem nesta caixa. Ao final de uma semana, abrir a caixa com diversos tipos de gêneros textuais explorando cada tipo de texto.


PROBLEMATIZAÇÃO

O que sabemos?

Colher dos alunos o que eles já conhecem dos gêneros textuais apresentados.

O que queremos saber?

Colher dos alunos que tipo de coisas as crianças gostam e gostariam de ter reunidas em um livro.


OBJETIVOS

  • Trabalhar as diversas tipologias textuais através do almanaque;
  • Reconhecer e classificar os gêneros textuais trabalhados;
  • Enriquecer o universo lúdico dos alunos;
  • Explorar os conteúdos ministrados durante o bimestre através dos gêneros textuais apresentados;
  • Socializar os alunos através de regras de jogos e brincadeiras.
  • Aperfeiçoar a interpretação de textos através de jogos interpretativos.

ESTRATÉGIAS/ DESENVOLVIMENTO

  • Utilizar as cantigas de roda para introduzir conteúdos;
  • Usar jogos para fixar conteúdos;
  • Usar folhetos de brinquedos para trabalhar sistema monetário;
  • Utilizar de jogos de tabuleiro para interpretar textos;
  • Usar sucata para montagem de brinquedos e estudar os sólidos geométricos;
  • Pesquisar com os avós e parentes como eram as brincadeiras e os brinquedos de antigamente;
  • Explorar os meios de transporte através de cantigas (O Trem Maluco) e brinquedos
  • ( bicicleta, skate, patinete, patins)

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita no decorrer do projeto através das atividades propostas por este.


CULMINÂNCIA

Montagem do almanaque com um dia de autógrafos.


Pontuação e Tipos de frases.







Atividades para trabalhar tipos de frases e pontuação.

domingo, 14 de agosto de 2011

A caixa Amarela





Como detonador do Projeto do Almanaque para crinaças durante a semana trabalhei este texto e as crinaças tentaram descobrir o que tinha na nossa caixa.
O que tem na caixa amarela?

A CAIXA AMARELA

Uma caixa amarela

O que tem dentro dela?

Um enxame de abelhas

Que vão picar minhas orelhas?

Ou um abacaxi cortado,

Para ser saboreado?

Talvez uma lagartixa

Com um rabo bem comprido

Que estica a língua

Para pegar mosquito.

Ou um peixinho agitado

Num aquário quadrado

Que nada pra todo lado,

Parece querer falar:

− Não me deixe aqui fechado,

Nesse lugar apertado,

Eu quero voltar pro mar!

1) Ilustre o texto.

2) E você o que acha que está na caixa amarela? Desenhe e escreva no seu caderno.

3) Responda no seu caderno:

Onde o peixinho está guardado?

Para onde o peixinho quer voltar?

Onde você acha que é o lugar dos peixes?

4) O que tem dentro dela? Nesta frase o autor usou o ponto de interrogação para fazer uma pergunta. Faça frases usando o ponto de interrogação com as palavras abaixo, no seu caderno:

horas dia você aniversário


Duarante toda a semana o mistério rondou a turma e na sexta-feira descobrimos os textos que estavam dentro da caixa... Todos fizeram muito sucesso... Cantamos, rimos brincamos e dançamos... As mágica fizeram o maior sucesso. Abaixo os textos que estavam dentro da caixa (foram tirados da internet):


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jogo das Plantas


Jogo das Plantas
Criei este joguinho para classificar as plantas.
As crianças têm que colocar as fichas na "garrafinha" certa. Cada planta certa vale 10 pontos.
São as classificações: plantas de lugares secos, plantas de lugares úmidos, plantas aquáticas e plantas térreas.

terça-feira, 9 de agosto de 2011


Trabalhando com Números Ordinais

Aproveitando o tema do nosso Projeto: “Almanaque para crianças” usei a música Terezinha de Jesus para iniciar os números ordinais. Assistimos ao vídeo da música cantamos e dramatizamos. Todas as meninas queriam ser a Terezinha foi muito divertido!!!

Trabalhamos a letra a música e escrevemos no caderno. Chamei atenção para o uso dos números ordinais: primeiro, segundo e terceiro.