ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZA
2ª Ano de escolaridade Turma: A Professora: Lizziane
PROJETO ALMANAQUE PARA CRIANÇAS
TEMA: Almanaque de coisas que as crianças gostam.
JUSTIFICATIVA: Devido ao grande interesse demonstrado pela turma por jogos, músicas e brincadeiras realizadas no decorrer do ano propõem - se o projeto de reuni-las em um almanaque com diversidade de textos escolhidos pela turma.
DURAÇÃO: 2 meses (que poderá se estender de acordo com interesse dos alunos).
DETONADOR: Poesia “A caixa amarela”
Após explorar o texto, usar como recurso uma caixa amarela onde os alunos deverão tentar descobrir o que tem nesta caixa. Ao final de uma semana, abrir a caixa com diversos tipos de gêneros textuais explorando cada tipo de texto.
PROBLEMATIZAÇÃO
O que sabemos?
Colher dos alunos o que eles já conhecem dos gêneros textuais apresentados.
O que queremos saber?
Colher dos alunos que tipo de coisas as crianças gostam e gostariam de ter reunidas em um livro.
OBJETIVOS
- Trabalhar as diversas tipologias textuais através do almanaque;
- Reconhecer e classificar os gêneros textuais trabalhados;
- Enriquecer o universo lúdico dos alunos;
- Explorar os conteúdos ministrados durante o bimestre através dos gêneros textuais apresentados;
- Socializar os alunos através de regras de jogos e brincadeiras.
- Aperfeiçoar a interpretação de textos através de jogos interpretativos.
ESTRATÉGIAS/ DESENVOLVIMENTO
- Utilizar as cantigas de roda para introduzir conteúdos;
- Usar jogos para fixar conteúdos;
- Usar folhetos de brinquedos para trabalhar sistema monetário;
- Utilizar de jogos de tabuleiro para interpretar textos;
- Usar sucata para montagem de brinquedos e estudar os sólidos geométricos;
- Pesquisar com os avós e parentes como eram as brincadeiras e os brinquedos de antigamente;
- Explorar os meios de transporte através de cantigas (O Trem Maluco) e brinquedos
- ( bicicleta, skate, patinete, patins)
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita no decorrer do projeto através das atividades propostas por este.
CULMINÂNCIA
Montagem do almanaque com um dia de autógrafos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário