quinta-feira, 22 de março de 2012

Projeto Brincarte

       Depois de tanto tempo sem postar e sem mexer no blog. Voltei para dar uma olhadinha nas estatísticas do blog. Achei que ninguém visitava mas para meu espanto ele teve mais de 900 visitas! He! He!!! Legal! Assim resolvi voltar para postar mais algumas coisas legais... Hoje terá um monte de posts até mesmo porque tenho muitas novidades. Este ano minha turminha continua sendo de 2° amo mas o trabalho está focada mais na alfabetização já que é uma turma com muitas dificuldades. Segue o nosso projeto que neste bimestre será sobre brincadeiras e artes.

ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZA
2ª Ano de escolaridade Turma: D Professora: Lizziane

PROJETO BRINCARTE
TEMA
 Brinquedos, brincadeiras e arte.

JUSTIFICATIVA
 Devido ao grande interesse demonstrado pela turma por brinquedos brincadeiras e artes propõem - se o projeto onde as atividades devem ser permeadas por este tema.

DURAÇÃO
 Dois meses (que poderá se estender de acordo com interesse dos alunos).

DETONADOR
Música: Minha Boneca de lata.
            Cantar e dançar ao som da música enfatizando as partes do corpo. Apresentar a boneca de lata criar um nome para ela. Que outros brinquedos os alunos conhecer?

PROBLEMATIZAÇÃO
O que sabemos? 
Colher dos alunos o que eles já conhecem de brinquedos e brincadeiras.
O que queremos saber?
Colher dos alunos que brincadeiras eles gostam e o que gostariam de saber sobre o tema.

 OBJETIVOS
ü  Reconhecer fonemas através do nome de brinquedos e brincadeiras;
üConhecer obras de pintores;
ü  Enriquecer o universo lúdico dos alunos;
ü  Explorar os conteúdos ministrados durante o bimestre através de jogos e brincadeiras;
ü  Socializar os alunos através de regras de jogos e brincadeiras.
ü  Aperfeiçoar a interpretação de textos através de jogos interpretativos.



ESTRATÉGIAS/ DESENVOLVIMENTO
ü  Trabalhar fonemas através dos nomes dos brinquedos e brincadeiras;
ü   Introduzir conteúdos por meio de brincadeiras;
ü  Trabalhar letra inicial dos brinquedos;
ü  Usar jogos para fixar conteúdos;
ü  Trabalhar gráficos e tabelas através da brincadeira preferida da turma;
ü   Utilizar de jogos de tabuleiro para interpretar textos;
ü   Usar sucata para montagem de brinquedos;
ü  Pesquisar com os avós e parentes como eram as brincadeiras e os brinquedos de antigamente;
ü  Utilizar brinquedos antigos para reconhecer a história pessoal;
ü  Reproduzir obras de pintores que retrataram brincadeiras conhecidas;
ü  Interpretar obras de pintores que retrataram brincadeiras;
ü  Produzir textos coletivos sobre regras de uma brincadeira;
ü  Utilizar brincadeiras que envolvam arte: Desenho de cego, Mosaicos, Desenhos com formas geométricas, etc.

AVALIAÇÃO
                A avaliação será feita no decorrer do projeto através das atividades propostas por este.

CULMINÂNCIA
              Amostra de trabalhos de arte produzidos pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário