quarta-feira, 4 de abril de 2012

Hipóteses da Escrita

Quem nunca teve dúvidas na hora de avaliar? Até professoras muito experientes passam por este conflito. E eu como tantas, também passo por isso.  Sabemos que os estudos de Emília Ferreiro foram reveladores no campo da alfabetização e o quanto eles nos auxiliam na hora de propor atividades para nossos alunos.Como identificar em que hipótese meu aluno está?  Eu nesses meu 4 anos de alfabetizadora muitas vezes me senti perdida. Mas como sempre procurei ajuda nos livros, na internet e com a orientação da minha escola. Neste mês tive uma oficina proporcionada pela secretaria de educação do meu município e esta me ajudou e me tirou várias dúvidas a cerca desta questão... A nossa querida orientadora Araci nos deu uma oficina muito esclarecedora sobre o tema e sua fonte foi a revista Nova Escola. Eu curiosa que só, fui lá bisbilhotar encontrei não só o material proposto por ela mas muitas outras informações as quais divido aqui no blog.



Hipóteses de escrita mais comuns

Pré-silábica, sem variações quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras. O aluno diferencia desenhos (que não podem ser lidos) de "escritos" (que podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, símbolos ou letras. A leitura que realiza do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito. 


Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra, mas não entre as palavras. A leitura do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito. 

Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra e entre as palavras (variação qualitativa intrafigural e interfigural). Neste nível, o aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito. 

Silábica com letras não pertinentes ou sem valor sonoro convencional. Cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela sílaba. A leitura é silabada. 

Silábica com vogais pertinentes ou com valor sonoro convencional de vogais. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada pela vogal. A leitura é silabada. 

Silábica com consoantes pertinentes ou com valor sonoro convencional de consoantes. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada pela consoante. A leitura é silabada. 

Silábica com vogais e consoantes pertinentes. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada ora pela vogal, ora pela consoante. A leitura é silabada. 

Silábico-alfabética. Este nível marca a transição do aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas. 

Alfabética inicial. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas. 

Alfabética. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba e também domina as convenções ortográficas.



O site também disponibiliza dicas para fazer ditados para analisar em que hipótese o aluno se encontra:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/ditado-sondagem-alfabetizacao-618975.shtml

E uma tabela para registro:
http://revistaescola.abril.com.br/alfabetizacao/mapa-hipoteses-alfa.pdf

Boa sorte na hora de avaliar!!!! E bom trabalho!

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